Glee - 2x03: Grilled Cheesus


Já diz minha avó: "Com religião não se brinca!" E ela riu desse episódio de Glee.

 
Mas agora me fala, tem como não achar genial iniciar uma discussão a respeito de crenças e afins a partir da "aparição" de Jesus Cristo em um sanduíche de queijo? Sabe, são coisas desse nível que desejo aproveitar quando me proponho a assistir a um episódio de Glee, e é por isso que, sem nem pestanejar, eu declaro Grilled Cheesus o melhor episódio da série desde o seu retorno.

Com Cheesus no coração e no prato, Finn, essa semana, ficou banhado na glória e nas bênçãos do cara lá de cima e logo, decidiu tornar o tema da semana do Glee Club em um variado de apresentações gospel como agradecimento. Entretanto, nem todos ali são entusiastas no cristianismo, ou como a exemplo de Kurt, não acreditam em ações divinas, o que acabou dificultando a aceitação da sugestão do Finn.

Sue Silvester foi outra que já chegou com ameaças de processo ao Will, se o professor continuasse a explorar a religião como assunto no coral. Traumatizada por ter orado demais e "recebido nada em troca" em relação a sua irmã com Down, ela acabou perdendo por completo a vontade de acreditar em Deus, e assim, se aliou ao Kurt no episódio. Mas quem disse que isso impediu os alunos de cantarem a respeito de suas espiritualidades?

Puck foi de Judeu com Only The Good Die Young de Billy Joel (melhor apresentação, na minha opnião). Passando por Finn com Losing My Religion, quando ele descobriu que a história do sanduíche era pura imaginação (será?). E por fim, o coral cantando a linda One of Us de Joan Osborne.

A parte cômica de Grilled Cheesus foi bem ao estilo Glee, cheio de humor negro e muitas referências, além de frases marcantes da Brittany, como se questionar se Deus é um anão do mal. Se o episódio causou polêmica devido ao assunto tratado, eu não tenho tanta certeza, já que mesmo brincando de blasfemar, Glee trouxe uma profunda mensagem sobre fé.

Aqui ainda houve a mescla da comédia com o drama, e este último foi protagonizado pelo Kurt e seu pai... de novo! Mas nada de homossexualismo ou preconceito, a coisa toda se desenvolveu quando
Brut entrou em coma, o que afetou bastante Kurt. É bem verdade que muitos buscam acreditar em algo superior quando a esperança se esvai. Mercedez fez um ótimo trabalho no episódio quando falou mais afundo sobre o mesmo quesito, fora que suas apresentações de I Look to You e Bridge Over Troubled Water foram excelentes.

Até que enfim Glee voltou à normalidade e trouxe novamente aquele ar de leveza. Já ficou claro que o seriado sabe fazer bons episódios quando se propõe a ser simples e coerente (mesmo que isso pareça ser algo parodoxo para a série). Espero que tenhamos mais semanas assim, cheias de humor Glee, Sue e pouquinho de drama. Ao menos para mim, essa é a fórmula perfeita.

Share/Bookmark