Persons Unknown - 1x01: Pilot


Eu vou ser bem sincero, ou esse piloto de ‘Persons Unknown’ será o início de mais uma série de suspense medíocre com possíveis nomes ridículos de cidades misteriosas (do tipo Haplin), ou irá conseguir nos deixar filósofos e teóricos com as possíveis explicações mirabolantes (?) que surgirão em nossas mentes pérfidas para todos os mistérios que aparentemente rondam esta série.

A premissa é simples: Pessoas totalmente desconhecidas acabam acordando em um hotel de uma cidade, a princípio fantasma, no meio do nada, inteiramente vigiada por câmeras, sem saber como ou porquê foram parar nesse lugar. Após isso, esse povinho começa a procurar por explicações ou as possíveis pessoas que possam estar por de trás desse “seqüestro”.

Nos seus 20 minutos iniciais, ‘Persons Unknown’ é tão arrastada e parada quanto à própria cidade, porém, no momento em que o grupo de desconhecidos entra naquele elevador, no qual eu jurava que iria ter uma armadilha e matar alguém, o que infelizmente não aconteceu, eis que a trama começa a andar e daí em diante, a semente da curiosidade é plantada em nossas mentes com tanta coisa sem sentido que é jogada pela tela.

Referências a várias outras produções do gênero não faltaram. Jogos Mortais foi a que imperou entre os comentários pela internet, e eu não os julgo, afinal, só faltava a risadinha do Jigsaw quando a câmera escondida era posta em cena. Entretanto, eu não parava de pensar em outro show enquanto eu assistia a esse piloto: Lost. Sim, isso mesmo, acordar em um lugar estranho sem saber como foi parar ali ou o porquê, e depois de algum tempo, começar a encontrar pessoas totalmente suspeitas que já estavam nesse ambiente não te faz lembrar a ilha mais famosa do planeta?

Mas deixando isso para lá e voltando a história de ‘Persons Unknown’. Do outro lado da narrativa temos a cidade de São Francisco como pano de fundo, onde são nos apresentados dois policiais que futuramente estarão envolvidos nos mistérios dos desaparecimentos daquelas pessoas. Tem ainda a mãe de uma das seqüestradas, que acabou por tomar conta de sua neta pequena, e mesmo que os olhares manjados ou a musiquinha fajuta de suspense mal feito tenha se concentrado na velha, acredito que esta nada tenha a ver com o que aconteceu a sua filha. Repararam também que existe uma câmera escondida na casa da mulher? Vou até ver mais tarde se não instalaram alguma aqui em casa (=P).

Logo após uns dos personagens tentarem ultrapassar certa área da cidade, sem sucesso, desmaiando do nada, a tal mulher que entende de remédios (aka drogada) descobre que foi implantado um tipo de chip em cada um, que faz com que fiquem inconscientes no momento em que for ativado por quem “está no comando”. E quando a coisa não poderia ficar mais estranha, sem mais nem menos, uma van chega com vários cozinheiros chineses, e estes os convidam para jantar, e claro, como todo Chinese Food que se preze, ao fim, tem biscoitinho da sorte com seu devido recado do destino. Alguns omitiram, outros mentiram, e provavelmente só o velho deve ter falado a verdade sobre o que estava escrito no seu. Mas a frase que realmente intrigou e me deixou ansioso pelo segundo episódio é da protagonista, na qual dizia “Mate seu vizinho e sairá”.

Como eu bem citei, ‘Persons Unknown’ pode vir a surpreender ou a nos decepcionar daqui em diante, independente do que virá pela frente, cá vou estar, esperando para ver sangue, bizarrice e uma resolução para esses mistérios que torço para ser boa.

Share/Bookmark