Parenthood - 1x12/1x13: Team Braverman, Lost and Found [Season Finale]


Parenthood, a nova aposta da mid-season da emissora NBC, chegou de mansinho como quem não quer nada e se estabeleceu como um drama familiar cheio de clichês, mas que não deixou muito a desejar quando soube desenvolvê-los, tornando-se assim, uma ótima adição a minha lista de seriados. Depois de um piloto um pouco fraco, seguido de episódios divertidos e tocantes protagonizados por essa louca família, tenho que admitir: Eu já me rendi aos Braverman’s, e agora não tem volta!

Com um elenco um pouco grande, e alguns nomes de peso, tanto por de trás das câmeras quanto na nossa frente, Parenthood deu espaço a cada um de seus personagens no decorrer dos 13 episódios. Temos que convir que bastante coisa ocorreu nesse período, mudança de casa, filhos rebeldes, alguns pais errando, outros acertando, traições, problemas financeiros etc., mas no fim, o que contou, de verdade, foi ver a união e a química que essa família possui, seja reunidos em um jogo de baseball do neto, ou até mesmo juntos em um jantar, afinal, todos já devem saber que essa aliança é a maior qualidade da série.

Em ‘Team Braverman’, toda a família é convidada por Max a participar da corrida anual do autismo. O problema é que o garoto está bastante empolgado com esse evento, mas nem ao menos sabe que se encontra em uma situação parecida. Kristina, personagem que sempre me pareceu fraca a qualquer situação em que se necessite de sensatez e calma, mesmo que nunca deixe de apoiar os seus filhos, recorre ao médico do filho, e este lhe indica que a hora certa, um dia, chegará, só não nessa temporada.

É perceptível que Haddie, mesmo com raiva de sua prima e Steven, não esconde que sente vontade de fazer as pazes com Amber, porém, no momento em que parecia que isso iria acontecer, eis que ela e o seu ex-namorado estão juntos, o que a faz mudar de ideia, história totalmente clichê, mas ainda bem que foi resolvida na season finale. Tem que se notar também, como a situação dessas duas afetou os pais, principalmente Sarah e Kristina, que passaram a defender cada uma de suas crias, entretanto, eu fico no time da Sarah com Amber, que mesmo sendo mãe e filha duas imaturas em meio a tantos problemas, ainda tem tempo de quase sempre nos passar uma lição.

No fim, acabou que quase ninguém da família compareceu a corrida, pois Zeek e sua mulher ainda continuam separados, Amber e Haddie estavam brigadas o que acarretou na não ida de Sarah também, e Julia que passou o episódio inteiro tentando fazer uma sopa decente, mas nada disso impediu que o time dos Braverman’s deixasse de vencer a competição.

No 'Season Finale', voltamos a nos concentrar nos cabeças da família Braverman, já que estes somente ganharam um plot importante nesses últimos episódios. Depois da reunião sobre como proceder com o negócio falido de Zeek, eis que o patriarca mostra muito mais de seu orgulho e teimosia, negando-se a recorrer pelo plano de Timm. Mas ainda faltava resolver o problema dele com a sua esposa, e todos já estavam sabendo das escapadas que ele deu alguns anos atrás. Interessante foi que Zeek não ficou nem um pouco furioso quando soube que sua mulher também havia dormido com o professor de arte cego, o que me pareceu meio apelação para poder a situação dos dois ficar, digamos assim, quites.

História que foi fechada de uma maneira muito agradável foi a de Haddie e Amber. Ambas acabaram se perdoando depois de muitos fios de cabelos pintados e fugas de casa. É isso aí garotas, nada de brigarem por causa de garotos, vão estudar que é o melhor que vocês fazem!

Krosby e sua nova família também souberam fazer valer nesse episódio. Foi bom ver que Krosby não seguiu o conselho nada amigável de seu pai, e ter deixado Jasmine e Jabbar irem para New York a fim de que a moça ganhe sua vida como dançarina. Bem, foi triste vê-lo deixar o garoto depois de tanto amadurecer justamente por causa dele, e seu discurso sobre o que realmente Jasmine deveria explicar a Jabbar foi bem sincero, mas era o certo a se fazer, e aguardo a volta dos dois na próxima temporada.

Parenthood nos deixa assim, sem nenhum cliffhanger, com todo mundo feliz e na paz ao som de Zeek, mas com um sorriso bobo estampado no rosto. Eu não poderia estar mais feliz de ter conhecido essa família tão disfuncional e tão apaixonante, vai ser difícil ter de aguardar até 2011 para vê-la novamente, então, nos vemos ano que vem!

Share/Bookmark