Rubicon - 1x02: The First Day of School


Rubicon, em seu segundo episódio, já começa a entregar algo mais concreto para nós mergulharmos mais afundo em sua trama conspiratória. E se eu não afirmei em meu primeiro texto o quanto a série é ótima, o faço neste exato momento.

 
O mote deste segundo episódio foi a difícil adaptação de Will ao seu novo cargo na American Institute Policy logo após a morte de Haddas no piloto. Além dessa situação trazer o descontentamento por parte de alguns parceiros de trabalho - que agora são subalternos seus - o chefe da empresa ainda lhe colocou a frente da aparente árdua missão de descobrir o que é e quem faz parte do caso Yuri Popovich. A qual, conspiro eu, não passa de uma mera distração para que Will se desvie do padrão das crosswords puzzles.

Eu não sei se somente eu reparei, mas vocês também notaram como o interior e os escritórios da API foram vítimas de uma renovada tecnológica? Porque no primeiro episódio, só víamos papéis, pastas e mobílias antigas pelos corredores, mas nesse aqui não. Os computadores, elevadores, e até as salas de reuniões deram um upgrade marcante. Estranho não?

Bem, mas deixando minhas observações um tanto esquisitas de lado e voltando a trama em si. Outra história que também começa a tomar forma em Rubicon é sobre a morte do magnata Tom Rhumor, que dois dias antes do acontecido, decidiu por mudar o seu testamento e deixar uma de suas empresas a esposa Katherine. O que vem intrigando até o momento a respeito disso, é se Tom já sabia que iria morrer nesse meio tempo, e se as crosswords puzzles o auxiliou.

É possível também que a morte de Haddas esteja conectada a de Tom, o que explica o porquê dos chefões da API - e quem sabe as mentes por de trás do quarto poder - mandarem Will deixar de lado o padrão dos jornais de New York. Entretanto, Will continuou com sua missão secreta junto de Hal e do amigo de seu antigo chefe (que conseguiu esclarecer como funcionam os códigos das crosswords) ainda seguindo a pista do número treze, e o novo padrão que ele encontrou nos documentos de Haddas sobre numeração de livros, páginas e letras que formam mensagens subliminares.

Aparentemente aquela secretária serve como uma observadora de comportamento dos funcionários ao seu redor na API, mas sua lealdade (e até mesmo mais do que isso) a Will fez com que ela conseguisse desviar a atenção do chefe em cima dele por hora. Lógico que é só uma questão de tempo para esses poderosos descobrirem que Will mantém uma missão off the record, já que as crosswords puzzles são como mensagens entre políticos revelando acontecimentos marcantes no mundo.

P.S.: Quem são, ou melhor, para quem trabalham os homens, que naquela cena super tensa, estavam vigiando o Will?

Share/Bookmark