Rubicon - 1x01: Gone in the Teeth [Series Premiere]


A nova série conspiratória da AMC ('Breaking Bad' e 'Mad Men'), 'Rubicon', não só cumpre bem o seu papel de fazer o suspense imperar por quase que todo o episódio piloto de um modo bastante envolvente, como também possui, a primeira vista, um roteiro bastante promissor. Quer saber, de imediato, qual foi o meu nu e cru pensamento ao término desse episódio? Eu nunca mais olharei da mesma forma de antes as palavras cruzadas.

 
Engraçado como até mesmo a premissa de 'Rubicon' não aponta muito sobre aquilo com que estamos lidando, e isso ao meu ver, somente serviu para que eu ficasse mais interessado na trama. Will Travers (James Badge Dale, 'The Pacific') trabalha para uma empresa sem fins lucrativos, American Institute Policy, que lida com casos sócio-políticos. Em uma manhã normal de trabalho, Will acaba por encontrar mensagens subliminares nos caça-palavras dos jornais de New York, e imaginando que isso possa vir a ser planos conspiratórios por parte do governo, como bem mostra a referência ao trevo de quatro folhas que representa os quatro poderes (qual seria o quarto? Sempre costumei dizer que a própria mídia seria esse), ele recorre ao seu chefe Haddas.

Tenho que admitir que criei altas expectativas com 'Rubicon' (principalmente por saber de antemão que esta é um thriller que usa de conspiração política sua linha de narrativa) e que talvez por isso tenha ficado um pouco desapontado com esse primeiro episódio. Não que ele tenha sido ruim, longe disso, aliás, bem longe. Na verdade, eu que demorei para perceber que o tempo da série não é aquele ao qual estamos acostumados, já que o desenvolvimento de 'Rubicon' é lento e quase não se entregou muita coisa concreta nesse episódio piloto.

Após a misteriosa (e coincidente) morte de Haddas, Will começa a investigar se existem conexões entre este acontecimento e as palavras cruzadas, já que horas antes de seu chefe sofrer o acidente, ele parecia que estava prestes a lhe contar algo. Outro ponto interessante a ser considerado são as supostas manias que Haddas possuía. Desde que sua família morreu no acidente do World Trade Center, Haddas prometeu a si mesmo que nunca mais se atrasaria. Há também a questão do número 13, quesito que foi crucial para que Will pudesse ligar os pontos. Bem interessante o mistério que os produtores de 'Rubicon' fizeram ao redor do número 13, afinal, pessoas supersticiosas geralmente o evitam, e como bem sabemos, a sexta-feira 13 não é muito bem vista pela população.

Ainda não sei se 'Rubicon' se tornará uma série imperdível da minha watchlist, é possível que a resposta venha junto com seu segundo episódio, o qual já está disponível. Mas uma coisa eu tenho que confessar: A cena da porta se fechando foi muito bem feita, e só por aí, eu já fico aqui na expectativa pelo próximo.

Share/Bookmark