Primeiras Impressões - Castle - 1x01: Flowers For Your Grave


Castle, seriado de investigação da ABC, estreou em 9 de março de 2009 nos EUA. A princípio, quando li a sinopse sobre a mesma ou vendo pela internet o quão elogiada ela estava sendo - tanto que já foi renovada para a 3ª temporada - decidi dar uma conferida e percebi que entre os erros e  os acertos do piloto, Castle reúne a maioria dos elementos que particulamente eu adoro.

A trama é simples e bastante corrida na verdade. De início já conhecemos Rick Castle, um escritor de romances policiais bem famoso e muito querido pelo público - especialmente o feminino. Em uma noite de autógrafos, Castle é surpreendido pela policial Beckett, uma personagem bastante estereotipada ao melhor estilo 'cop durona', afim de que ele possa ajudar em um assassinato que ocorreu na mesma noite. O mais interessante é que o misterioso assassino parece ser um obssessivo pelos livros de Rick Castle, e praticamente faz o seu 'trabalho' do mesmo modo como é descrito nos romances policiais do protagonista. De antemão, já é nos mostrado que esse Serial Killer vem agindo há algum tempo, onde a primeira morte foi de um advogado chamado Mark Fisk, o qual foi encontrado na sala do próprio Castle, fazendo referência ao seu livro "Inferno sem fúria", e logo depois, a assistente Social, Allison Tisdale, que foi baleada e deixada completamente nua rodeada de flores pelo corpo e duas margaridas nos olhos, conforme o romance "Flores para sua cova", título que também dá nome ao episódio. E essa conexão serviu para que a polícia pedisse a ajuda ao personagem Castle.


Após isso, Castle e Beckett começam uma parceria para descobrir quem vem fazendo tais bizarrices. É logo visto as faíscas de um possível romance entre o escritor e a policial, porém a personalidade de Castle é muito mais interessante que a de Becket. Sarcástico, egocêntrico e muito inteligente, Rick Castle possui uma mente para investigação muito afiada, o que provém de seu talento de escritor e o ótimo conhecimento de todas as estruturas para um bom romance policial, assim como o 'modo assassino' de pensar. Já Becket é apenas uma típica policial clichê - chegando a ser irritante em alguns momentos - que parece também ser fã dos romances de seu novo parceiro, o que muito contribuiu para o desenvolvimento da trama. Achando ter encontrado o assassino - um altista, paciente da vítima Tisdale - Beckett encerra a investigação e o contato com o narcisista Castle, entretanto, ele consegue provar que pegaram o cara errado e mostra que o desenvolvimento dos assassinatos é bem mais parecido com a ficção do que eles achavam. Depois de algumas sugestivas de Castle, a polícia acaba por descobrir quem realmente matou Tisdale, e que o mesmo foi seu irmão, o qual agiu por estar interessado em ficar com toda a herança da família. Ao fim, vimos que a dupla da policial com o escritor parece ter apenas começado, já que ele - que no início se encontrava em bloqueio criativo - acaba por adicioná-la como a mais nova personagem de seu novo livro, e que para isso precisará de maiores informações sobre sua vida.

Não pense em encontrar em Castle elementos nunca vistos antes em alguma série de investigação, os clichês estão lá - e gritando certas vezes. Espero que todos os erros do piloto sejam corrigidos conforme os episódios irão passando,  acredito que as personagens secundárias ganharão um aprofundamento maior daqui em diante, porque Castle é uma ótima pedida para você que assim como eu, adora um bom drama policial e sempre gosta de ver um protagonista com ótimas tiradas e uma mente a lá Sherlock Holmes.

Share/Bookmark

4 comentários:

Andrei disse...

O que faz uma série boa, não é fato de ser inovadora ou não, mas sim o fato de ser bem feita ou não e Castle é incrivelmente bem feita.

Adoro a série e depois de duas temporadas, amo cada vez mais os personagens e o show em geral.

Klaus Roger disse...

AHHHHHHH me convenceu de ir atrás de baixar e assistir!
Adoro tramas assim... serial killer + investigador muito esperto!
Hum... vou baixar, e ainda mais que já foi renovado pra 3ª temporada \õ

João Carlos disse...

#Andrei: Uma série em geral, a meu ver, precisa ter alguma coisa nova em sua trama, do contrário, o que nos faz assisti-la se ela pode vir com algo que já se tem em outro seriado? Ou seja, Castle é bem feita, mas sua essência já é batida, mas como só vi o piloto, vou parar por aqui e conferir os outros episódios. Mas muito obrigado pelo comentário.

#Klaus: Sempre marcando presença, obrigado pelos comentários. E sim, assista eu indico, pois mesmo com os contras, Castle é uma série de investigação muito boa!

val disse...

É sensacional mesmo essa série gosta d+ não perco um episódio e a terceira temporada começou legal pra caramba.

Postar um comentário

Aproveite a área de comentários abaixo para discordar, concordar, criticar ou elogiar o texto que você acabou de ler.

- Clicando em Nome/URL você pode postar seu site, blog ou twitter;
- Comentários moderados;
- Use o bom senso e evite brigas. Temos sorte por não possuirmos a mesma opnião.